Vanessa N. Syrio

•Geóloga • Educadora • Facilitadora de Meditação • Escritora

Vanessa N. Syrio é geóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em Interpretação de Dados Complexos pela UERJ, e Pós-Graduação de Estudos em Acupuntura pela Faculdade Líbano. Sua atuação interdisciplinar nas fronteiras entre Geociências, Medicina Chinesa, Educação e Espiritualidade investiga a relação entre os fatores geológicos e ambientais com os processos de adoecimento em áreas urbanas. Seus diagnósticos relacionam saúde e bem-estar com a purificação e nutrição ambiental.

A estratégia de mitigar a degradação da natureza para diminuir a vulnerabilidade social vem de encontro com os objetivos gerais de desenvolvimento sustentável (ODS 2030).

Na dimensão da Educação, Vanessa atua como facilitadora de meditação, autora de livros sobre autoconhecimento e intérprete do médico e reformador social indiano Maitreya Dadashreeji, fundador da Maitribodh Parivaar - Uma família de amigos que busca a própria verdade.

Essas interpretações estão consolidades em língua portuguesa e ajustadas para o capítulo Brasil, na Comunidade Mangue Shrine - pessoas saudáveis, cidades seguras.

Seus livros sobre autoconhecimento compartilham uma visão simples da Espiritualidade. Trata-se de material que pode ser usado na disciplina Projeto de Vida por entregar valores, regras e princípios que aumentam a autoestima e a confiança do leitor para se concentrar no desenvolvimento de sua própria vida.

É a idealizadora do Programa LiteraCura que integra Educação e Saúde para promover a saúde mental, emocional através de uma cultura de paz. Com foco especial em adolescentes, educadores e lideranças sociais esse programa é uma evolução do Projeto Eu Sei Ler, que instalou prateleiras de livros de autores angrenses em cafeterias, clínicas e hospitais para estimular o hábito da leitura na sociedade.

Seu trabalho é reconhecido pela capacidade de criar pontes entre o visível e o invisível — entre os dados que o solo revela e os sintomas que o corpo manifesta. Com base em princípios da Geologia Médica, Neurociência e Sabedorias Ancestrais, Vanessa propõe um modo de educar e curar que valoriza a consciência do ser.

Por Vanessa N. Syrio

•Geóloga • Educadora • Facilitadora de Meditação • Escritora

“Pessoas saudáveis constroem cidades seguras” — é o lema que orienta suas pesquisas, práticas e formações.

Image

"Mão na Roda: A Arte de Levantar-se Só" é a continuação das reflexões iniciadas em "Espiritualidade & Realidade:
Como se Revitalizar com Integridade".

O livro incentiva a necessidade de desaprender e se renovar para amadurecer e alcançar um estado de inteireza percebido através da harmonia entre pensamentos, palavras, emoções e ações. As
reflexões nesse sentido foram segmentadas em oito capítulos sob a forma de artigos que sugerem as etapas de
desenvolvimento da autoconfiança. Esta que se observa nas pessoas que experimentam satisfação independente do
entorno no qual se manifestam".

Vanessa N. Syrio faz cultura em sua cidade natal, Angra dos Reis, RJ, Brasil e empreende nas áreas de
Autoconhecimento, Geologia Médica e Medicina da Sabedoria. Fundou o Mangue Shrine para reunir pessoas que desejam se revitalizar com Integridade.

Image

"Espiritualidade e Realidade - Como Se Revitalizar com Integridade" foi escrito para quem é um estudante de si mesmo.

Se você deseja se tornar uma versão cada vez mais agradável de si mesmo e colecionar experiências felizes, esse livro é para você. Parece óbvio que as "virtudes", "o fortalecimento da consciência" e a "fé no Outro Poder", conceitos que promovem o acúmulo de méritos de acordo com diversas tradições, fazem bem para saúde das pessoas e aumentam a segurança dos ambientes. Mas em meio a tantos desafios mentais, emocionais, sanitários, econômicos, e existenciais pós pandemia do COVID 2019 a autora se sentiu no dever de enfatizar o óbvio. O maior benefício desse livro é fazer o leitor entender que "Espiritualidade e Realidade" constituem os dois lados de uma mesma moeda. A começar pelo reconhecimento do sofrimento que cada um traz dentro de si. Fazer as pazes com os dessabores da própria existência talvez seja um dos modos mais efetivos de aumentar a alegria disponível na sociedade. Pessoas alegres não fazem guerra. E é uma vida pacífica e plena que se encontra contida nessas linhas que conduzem a percepção da sua consciência superior.

(Intertextualização de Vanessa N. Syrio a partir de Albert Einstein, Linus Pauling, Allan Kardec).

Contato

Unable to find form

@ 2020 - Psychologist | All Rights Reserved